Publicidade
Página Inicial

Prefeitura de Imperatriz amplia atendimentos odontológicos

02/06/2017 às 19:55 em Geral

Contrato beneficia o acesso de usuários do SUS.

Imperatriz 1A Prefeitura de Imperatriz renovou esta semana, dia 30, o convênio com a unidade móvel do Sesc, que oferece serviços gratuitos de prevenção e saúde bucal, a OdontoSesc, estacionada no pátio do Palácio do Comércio. Com a assinatura do contrato, os atendimentos odontológicos já foram iniciados e devem atender cerca de 250 pessoas por semana, nos próximos três meses. Os horários são agendados e somente os pacientes encaminhados serão recebidos pela equipe.

Na solenidade, presentes o prefeito Assis Ramos; o secretário de Saúde, Alair Firmiano; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Soares; o vice-presidente do Conselho Regional do Sesc Maranhão, Vilson Estácio Maia; e a diretora, Remédios Pereira.

Imperatriz 2A unidade móvel oferece os serviços de tratamento de cárie, extração, limpeza e aplicação de flúor. Cirurgias mais complexas, como periodontia, e tratamentos de canais são encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município. O atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, recebe diariamente 48 pacientes cadastrados e duas emergências clínicas, caso apareçam. Os interessados devem se cadastrar com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no Sindicato do Comércio e Indústria (Sindicom) e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

De acordo com o secretário, para o funcionamento do projeto, a Prefeitura disponibiliza uma auxiliar de serviços gerais, dois odontólogos e quatro auxiliares de saúde bucal. “O convênio é muito proveitoso e beneficia diretamente a população, porque está atendendo as pessoas de áreas onde ainda não temos cobertura total, facilitando assim o acesso dos usuários do SUS ao atendimento” – ressalta Alair Firmiano.

Para priorizar estas áreas, foi feito o mapeamento pelos ACS, junto a Atenção Básica e a coordenação de Saúde Bucal, para detectar os setores com maior demanda reprimida. “Imperatriz é uma cidade que acolheu nossa unidade e é referência no apoio que tem nos dado”, destacou a coordenadora de Assistência em Saúde da OdontoSesc, Patrícia Oliveira.

Parceria – Os trabalhos são realizados em conjunto entre a OdontoSesc, Prefeitura, Palácio do Comércio (espaço físico, segurança e água utilizada), ACII (um recepcionista) e Sindicom – Sindicato do Comércio Varejista (apoio logístico – internet, xerox e impressão de formulários).

Maria Almeida – ASCOM/PMI

Foto: Mariana Campos

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


6 − = 5