Publicidade
Página Inicial

Sec. de Cultura de Açailândia promove Curso de Instrumentos de Sopro e Artesanato

19/09/2018 às 16:02 em Geral

Com o objetivo de incentivar jovens e pessoas da comunidade a participarem de atividades culturais, além de despertar aos interessados, vocação à cultura, entre outras expressões artística, a Secretaria Municipal de Cultura de Açailândia, deu início na manhã de terça-feira,18, às aulas dos cursos de instrumentos de sopro e artesanato.

Os cursos são direcionados às pessoas nas diversas faixas etárias de idade, que queiram aprender a tocar qualquer instrumento de sopro como: flauta doce; saxofone; clarineta; Trompa e corneta. O curso está sendo ministrado pelos instrumentistas; José Willians e Vitória Abreu a alunos entre 12 e 19 anos de idade e tem a duração de três meses.

Para o curso de artesanato, este é voltado para pessoas de ambos os sexos que queiram apender arte de modelar e transformar objetos tipo: latas; garrafas e troncos de árvores, além de outros materiais em objetos decorativos. Com a conclusão de qualquer um dos dois cursos os alunos poderão trilhar no caminho da música ou ser um promissor artesão, o que deve gerar uma renda extra no orçamento da família. Lembrando que já se encontram abertas as inscrições para o curso de “Enfeites e Detalhes Natalinos” Informações na Secretaria de Cultura.

A Secretária de Cultura, Enoy Brito, revela que a intenção do prefeito Juscelino Oliveira, é que através do curso de instrumentos e diplomados os alunos, seja feita uma seleção dos melhores para composição da Banda Municipal. “O nosso objetivo é formar a banda do município com pessoas qualificadas através deste curso. Por outro lado tirar as pessoas da ociosidade, ocupando o seu tempo com atividades culturais e é este o motivo da secretaria de cultura e principalmente resgatar os jovens das ruas, da vulnerabilidade e das drogas, ingressando-os no caminho da arte e da socialização”, diz Enoy Brito.

Enoy Brito, esclarece que a Secretaria Municipal de Cultura, tem como missão, reconhecer, conservar e valorizar os bens culturais, bem como, potencializar e difundir o acesso à cultura e à todas as pessoas do município sem distinção de classe, cor ou credo.

Ressalta com muito orgulho, a responsabilidade e compromisso que lhe foi confiada em gerenciar o projeto do Governo Federal em Açailândia, o Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU’s, que tem como objetivo, promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, valorizando o intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas.

Em entrevista, a secretária Enoy Brito, deixa claro à população de Açailândia, principalmente aos adeptos e simpatizantes da cultura, que os espaços do Centro de Artes e Esportes do município, localizado na Avenida Kennedy, Jardim Tropical, são de acesso público e de uso comunitário, destinados a atividades específicas, a exemplo do Cineteatro que é destinado para exibição de filmes, ensaios e apresentações teatrais, musicais, cursos  e oficinas de capacitação; a Biblioteca que é destinada para estudos, pesquisas e incentivo à leitura; Laboratório Multimídia – (Telecentro), que é voltado para inclusão digital, cursos, treinamentos com uso de computadores e internet; o CRAS- Centro de Referência de Assistência, Serviço de Proteção Social Básica que atende às famílias da Vila ILdemar; Quadra Poliesportiva, destinada à prática de esportes, bem como ao uso livre par a comunidade em horários que não estejam sendo realizadas atividades programadas e agendadas com antecedência; Pista de Skate, Patinação e outras afins e Pista de para a prática de caminhada e atletismo.

Ainda de acordo com Enoy Brito, a praça de esporte está sempre à disposição da população com horário de funcionamento de 08h00 ás 12h00 e das 14h00 ás 18h00, tanto para as diversas práticas de esportes, artes e outras atividades como também para visitação. O espaço foi criado para servir a população como forma de entretenimento, prática esportiva, bem como tudo que respira a cultura, que atraia a juventude para o caminho do bem, da socialização cultural. Enfim, onde aprendem e exploram conhecimentos para uma vida melhor, digna e de qualidade em comunidade e que deve ser preservado e zelado por todos.

ASCOM-PMA

Por Antônio Maria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


4 + 4 =