Publicidade
Página Inicial

Sec. de Educação de Açailândia participa de Seminário sobre Financiamento da Educação Básica, em Brasília

29/04/2019 às 16:14 em Educação

Evento desta quinta-feira, 25, reuniu especialistas brasileiros em um ciclo de debates sobre a situação do financiamento no ensino básico do Brasil!

O Seminário foi promovido pelo deputado federal Gastão Vieira e aconteceu no último dia 25 de abril, no Anexo II na Câmara dos Deputados, em Brasília. A secretária municipal de educação de Açailândia, Maria Luiza Vieira, esteve presente junto com Nádia Janes Leite, coordenadora do Plano de Ações Articuladas.

Também estiveram presentes a Mestra em Sociologia, Talita Silva, pesquisadora e responsável pelo Boletim IDados N.3 sobre o ‘Perfil dos Futuros Professores’; o economista Naercio Aquino Menezes Filho, Coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper); o Doutor em Economia, Ricardo Batista Politi, Professor da Universidade Federal do ABC; e o psicólogo, Ph.D em Educação e Professor João Batista Araújo Oliveira, fundador e presidente do Instituto Alfa E Beto.

O Seminário teve como objetivo proporcionar uma história panorâmica do financiamento da educação básica e evidências a respeito do impacto das políticas e práticas vigentes nas dimensões de qualidade, equidade e eficiência.

Realizamos o primeiro seminário sobre financiamento da educação básica com boas expectativas. Um seminário totalmente técnico, com novas informações e cientistas com bastante conhecimento no assunto. Foi um evento totalmente apartidário do ponto de vista político. “O número de informações que recebemos hoje é extremamente importante para a construção da educação brasileira”, finalizou o deputado Gastão Vieira.

Segundo a secretaria de Educação, Maria Luiza. “O seminário teve como objetivo gerar uma discussão produtiva sobre quanto os recursos afetam a qualidade da educação, defendendo que os recursos precisam de destinação justa e regulamentada”, enfatizou.

A prefeita de Rosário Irlahi Moraes representou a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) no seminário, que tem representantes de Açailândia e outras cidades e instituições do Maranhão. O evento conta, ainda, com a presença de parlamentares de vários estados, representantes do Ministério da Educação, do Unicef, do Inep, e entidades representativas de professores, educadores e técnicos.

“A realização do seminário Financiamento da Educação Básica: qualidade, eficiência e equidade nos ajudou a entender melhor o que é preciso mudar, como garantir que os recursos destinados à educação sejam melhor utilizados e garantam de fato uma educação justa e de qualidade para todos”, agradeceu o deputado Gastão Vieira.

Da Assessoria

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário


2 + 7 =