Publicidade
Página Inicial

Vigilância Sanitária faz “Vista Grossa” para condições precárias de unidade de saúde, em Buriticupu

16/04/2015 às 16:52 em Geral

PSF 4Através de denúncia encaminhada à redação do Blog do Antonio Marcos na noite desta quarta-feira (15), um Cirurgião Dentista identificado como Werick Morais, mostra através de fotografias, o estado de abandono em que se encontra o consultório odontológico  da unidade de saúde Caeminha, onde o mesmo trabalha.

Em conversa com o titular do Blog, o Dentista disse que vem sofrendo retaliações por denunciar o problema. O prefeito, através do secretário de saúde já teria tentado lhe transferir para zona Rural, o que não foi possível graças a um mandado de segurança impetrado por ele (Werick), na justiça.

As fotografias, feitas pelo Cirurgião mostra com riqueza de detalhes a situação “GRITANTE” do ambiente em que profissionais e pacientes são obrigados a conviver, sem ao menos ter o direito de reclamar.

Já que a Vigilância Sanitária loca faz “vista grossa” para às condições precárias da unidade de saúde, o Ministério Público, assim como a Vigilância Sanitária Estadual e Corpo de Bombeiros devem fazer uma visita ao local para checar “IN LOCO” as condições em que se encontra a unidade.

PSF 3

“Nos últimos dias, muita gente tem me perguntado como eu tenho aguentado atender no consultório odontológico  da unidade da Caeminha, pois o fedor do mofo que proliferou nas paredes é insuportável, e impregnou em tudo nesse ambiente, inclusive nas máscaras que usamos, causando irritação na nossa garganta e nariz.

Sei que tenho o direito de me recusar a atender nessas condições, respaldado pelo código de ética que rege a minha profissão, a saber: Capítulo II, Art. 5º, Inciso IV que diz que o Cirurgião Dentista tem o direito de “recusar-se a exercer a profissão em âmbito público  ou privado onde as condições de trabalho, não sejam dignas, seguras e salubres”, como é o caso, conforme demonstram as fotos.

Contudo, todo profissional da saúde que atende no serviço público tem consciência da realidade das pessoas carentes que realmente precisam desse serviço, afinal só quem já sofreu com uma dor de dente, sabe que se trata de uma das piores dores que o ser humano pode sofrer.

PSF 5Essas pessoas que procuram por uma ficha de atendimento, vão para frente dos postos de saúde de madrugada, isso por serem pessoas carentes e não terem outra opção. Com tudo, o benefício para essas pessoas ainda é maior que o infortúnio de ser atendido em um consultório nas condições demonstradas através das fotografias.

PSF 6Entendo que o maior prejudicado acaba sendo o dentista que tem que atender a todos, respirando nesse ambiente insalubre, juntamente com a sua auxiliar. É preciso que fique claro que ao denunciarmos esta situação, não há nenhum interesse político, pois é sempre esse tipo de argumento primário e patético que os políticos ou seus defensores usam diante das críticas, até porque sou de São Luís, não tenho parentes em Buriticupu, e sou funcionário concursado.

Meu contato com o gestor anterior foi muito restrito, e com o atual o contato é zero, simplesmente porque em 02 anos de gestão o mesmo nunca fez nenhuma reunião com a classe dos cirurgiões dentistas, fato que por se só já demonstra a falta de preocupação com o setor.

Entretanto, é necessário que seja dito que houve um erro de gestão na escolha da casa onde funciona atualmente a unidade de saúde Caeminha, que a meu ver está muito mais para unidade de doença, do que de saúde, e isso qualquer pessoa pode constatar só em olhar para essa casa.

Mudar é necessário, mas mudar pra pior é incompetência, afinal a casa em que a unidade funcionava na gestão anterior era melhor, verdade seja dita. E embora estejam sendo construídas unidades novas, isso não apaga o fato de que a unidade vem funcionando a dois anos nessas condições, e tudo isso por um erro de gestão”, disse o Cirurgião Dentista Werick Morais.

PSF 1

Acompanhe o Blog do Antonio Marcos também no Facebook e no Twitter.

Um comentário para 'Vigilância Sanitária faz “Vista Grossa” para condições precárias de unidade de saúde, em Buriticupu'

  1. cuidado DR ERIK POIS O SECRETARIO E PERIGOSO EM BURITICUPU O MESMO JÁ MANDOU MATAR O AMANTE DE SUA ESPOSA E ATÉ HOJE NADA FOI FEITO

    paulo

    17/04/2015 às 21:05

Deixe um comentário


6 + 4 =